SOBRE

O Exame Nacional da ANPEC é o principal meio de entrada dos estudantes na pós graduação em economia em todo o território nacional. Com base no desempenho recente dos estudantes baianos, podemos constatar que os mesmos tem tido desempenho relativamente inferior aos demais estados do país neste exame.


Além das questões de formação individual e esforço de cada aluno, pelo menos 8 estados brasileiros dispõem de cursos preparatórios para o exame da ANPEC, o que dificulta ainda mais a concorrência do alunado baiano em obter desempenho suficiente para alcançar as posições mais elevadas.


Este curso propõe-se, portanto, a auxiliar os alunos baianos a melhorar o desempenho neste exame, de modo que possam entrar nas melhores instituições acadêmicas em economia do país. Deste modo, esta iniciativa certamente contribuirá a médio e longo prazo com a qualidade dos cursos de economia no estado, haja vista que muitos deste alunos poderão retornar para ocupar vagas nas intituições de ensino públicas e privadas do estado.


Nos seus 2 primeiros anos de funcionamento o CPanpec aprovou 18 alunos em mestrados e doutorados em economia com destaques para alunos que foram aprovados na FGV-SP, UNB, PIMES-UFPE, UFF e UFRGS-EA. Destacamos ainda que no ano de 2017 conseguimos aprovar um aluno na posição geral 54º do exame, dentre mais de 2000 candidatos.

O curso da anpec também serve para alunos e profissionais que não almejam realizar o exame da anpec mas buscam se atualizar e qualificar para realizar concursos públicos que possuam disciplinas na área de economia.